top of page

Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC)

     A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) trata-se de uma psicoterapia breve, altamente focada, que tem se apresentado como um dos mais efetivos tratamentos para diversos problemas psicológicos. Trata-se de uma abordagem inovadora, seu processo terapêutico é breve, seu modelo cientificamente fundamentado e a eficácia comprovada com base em estudos clínicos.

   Enquanto as terapias tradicionais normalmente focam na infância, o TCC é um tratamento orientado para objetivos, que visa resolver problemas e reduzir os sintomas, concentrando-se no presente. Ao invés de focar nas primeiras experiências e os relacionamentos passados, o TCC ajuda as pessoas a resolver os problemas atuais que elas enfrentam, apresentando maiores resultados em menor tempo.

   A TCC aplica-se com eficácia ao tratamento de várias classes de transtornos, como a depressão, os transtornos de ansiedade (o transtorno de ansiedade generalizada, as fobias, o transtorno de pânico, o TOC- transtorno obsessivo-compulsivo, o TEPT- transtorno de estresse pós-traumático, a hipocondria), o abuso e a dependência de álcool e outras drogas, os transtornos alimentares, os transtornos de personalidade, as psicoses (esquizofrenia, transtorno bipolar), entre outras. E aplica-se a indivíduos, grupos, casais e famílias; e a adultos, crianças e adolescentes.

   A Terapia Cognitivo-Comportamental envolve o uso de técnicas cientificamente embasadas como tarefas de casa para mudar ativamente pensamentos, sentimentos e comportamentos. Esta abordagem prática permite que melhorias significativas ocorram mais cedo nesse tipo de tratamento do que na terapia tradicional. Como resultado, a terapia cognitivo-comportamental pode ajudá-lo a fazer mudanças mais rapidamente, encerrar o tratamento mais cedo e ensiná-lo a se tornar seu melhor recurso para resolver problemas.

bottom of page